Sobradões antigos, Rio de Janeiro

Adivinhe (m) de onde são? Os dois são o mesmo casarão, no estilo de sobradão. Datam de 1915. O da direita foi restaurado enquanto o da esquerda está em ruínas.

As opções estão arroladas abaixo:

(a) Botafogo

(b) Catete

(c) Urca

(d) Gávea

(e) Madureira

Os dois sobradões datam de 1915. Ano imediatamente posterior ao início da I Guerra Mundial (1914-1918). Devem ter sido de alguma família influente! Será que, em 1915, uma construção como essa poderia ter sido algum estabelecimento comercial? Fico longos minutos parado pensando nos antepassados que habitaram esses tipos de construções. A fachada é uma grande pista da situação econômica do morador/comerciante ancestral. Segundo um amigo, conhecedor do assunto, provavelmente nesses tipos de construções, o comerciante trabalhava na parte de baixo, sendo o sobrado a sua moradia.

Bom, vejamos a resposta da enquete. Errou quem achou ser Botafogo, ou qualquer bairro da Zona Sul carioca (repletos de casarios e sobradões antigos). Acertou em optou pela última opção (e) Madureira. Os presentes casarios/sobradões encontram-se à rua Agostinho Barbalho próxima ao no.235 .

Como podemos ver, essas preciosidades não estão reclusas apenas à Zona Sul carioca. Estão espalhadas por todo Estado e, infelizmente, entregues à propria sorte!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s