CV

Enquanto Ilustrador e Animador

RAFArtistRafael Saint-Clair é formado em desenho livre pelo OBERG (1991-1993), onde pode aprender técnicas em desenho livre àquela época, por meio da paciente orientação do Professor Iberê. Com 9 anos, testemunhou as principais técnicas em desenho animado tradicional em acetato e papel. Esta é técnica é anterior à atual que é  digital. Hoje está estudando e aplicando os princípios da animação tanto para o desenho animado tradicional quanto o digital. Invisto, também, na animação 2D digital por meio dos estudos de aplicativos como Flash e ToonBoom. A animação digital, hoje, pode substituir as técnicas mais clássicas em animação, que requerem o uso de uma mesa de luz, instrumento indispensável para a animação clássica. Muitos desenhos no tablet podem partir de um planejamento inicial em uma mesa de luz, sendo um instrumento imprescindível para animação 2D na fase de formação básica de um animador. Minhas especialidades em desenho livre incluem cartoons,  desenho de anatomia e ilustração em suas diferentes técnicas (aquarela, guache, acrílica, pastel e óleo, em sendo técnicas orgânicas). Recentemente, iniciei meus estudos em desenho e animação pelo curso ‘Animator’ (2012), onde pude aprender as principais técnicas em animação 2D, bem como os aspectos teóricos envolvidos na arte de Animação. Agora, estouaprimorando e refinando técnicas tanto em animação quanto em desenho de Anatomia de modelo vivo no ‘Centro de Referência, Iniciação e Aperfeiçoamento em Animação e Artes Aplicadas’ (CRIA) na 2DLab.

Meu Portfolio:  https://rafaelsaintclair.wordpress.com/drawings/. Também disponível no Flickr: http://www.flickr.com/photos/rafaelsaintclairportfolio/ e no Vimeo: https://vimeo.com/user8724235

Formação

Anatomia de Modelo Vivo pelo ‘Centro de Referência, Iniciação e Aperfeiçoamento em Animação e Artes Aplicadas’ (CRIA) na 2DLab – 2013 

Animação:  ‘Centro de Referência, Iniciação e Aperfeiçoamento em Animação e Artes Aplicadas’ (CRIA) na 2DLab – 2013

Colorização & Técnicas orgânicas em Aquarela, Acrílica, Óleo e Pastel (seco e oleoso): Animator (2012), Intervalo Produções.

Desenho de Animação 2D-CRIA (2013)

Animator, Intervalo Produções (2012).

Instituto Brasil Estados Unidos – IBEU (1999-2004)

OBERG Cursos de desenho (1991-1993)

Enquanto Linguísta

Rafa Atualmente, curso o doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação de Linguística da UFRJ (POSLing/UFRJ). Estudo a morfossintaxe e morfofonologia do redobro de pronomes clíticos e estrutura argumental em algumas línguas indígenas geneticamente não relacionadas. A linha de pesquisa em que foco meus estudos é a vertente teórica Gramática na Teoria Gerativa, com ênfase na morfossintaxe de línguas indígenas, estrutura argumental e também periferia esquerda. Mestre em Linguística com a dissertação intitulada “As Interrogativas em Ticuna: Propondo o Movimento Encoberto” pela mesma instituição (2010). Na presente dissertação há a descrição e análise da complexa estrutura oracional das interrogativas da língua, propondo movimento encoberto (em Forma Lógica, LF) para as interrogativas in-situ em Ticuna, podendo-se, logo, mostrar que as palavras interrogativas da língua assumem posição de escopo universal igualmente à línguas tipologicamente conhecidas como sendo de constituintes in-situ. Nesta área concentro minhas pesquisas nos seguintes temas: Teoria do Caso, Estrutura morfosintática (Raízes, D/nPs e clíticos), Estrutura Pre e Pós-Spell-out, Operações de Concordância (‘Agree’), Interrogativas simples e múltiplas nas línguas naturais, Projeto cartográfico (CP expandido) e Morfologia Distribuída (MD).

Latteslogo

My academic CV(Lattes)

Minha dissertação de Mestrado em Linguística:  As Interrogativas em Ticuna: Propondo o Movimento Encoberto (BRAGA, 2010)

Formação acadêmica:

Doutorado (em andamento) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 2012-2016

Mestrado em Linguística (2010) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciatura Plena em Letras: Português-Inglês (2007-2010) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharelado em Letras: Português-Inglês (2002-2007) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)